Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dor Neuropática

Dor Neuropática
Os sintomas da dor neuropática são frequentemente descritos como punhalada, queimadura ou choques eléctricos.

O que é a Dor Neuropática?

Dor Neuropática é um tipo de dor crónica causada por uma lesão ou doença do sistema nervoso que, frequentemente, resulta em sintomas descritos como sensações dolorosas de queimadura, formigueiro ou choque eléctrico.

A dor com origem nos nervos é muitas vezes confusa e frustrante, quer para os doentes quer para os médicos, pois não responde muito bem aos tratamentos habituais para a dor. Pode durar indefinidamente e, pode mesmo, agravar-se ao longo do tempo e acabar por incapacitar o doente.

Quão frequente é a Dor Neuropática?

Estima-se entre 1,5 % e 7,7% as pessoas afectadas por dor neuropática, respectivamente, nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa. No entanto, é uma síndrome que, muitas vezes, é sub-diagnosticada e sub-tratada.

Nos países europeus a dor neuropática tem uma prevalência estimada em (1)(2):
- 3 milhões de pessoas ou 7,5% no Reino Unido;
- 2,5 milhões de pessoas ou 6,4% em França;
- 3,5 milhões de pessoas ou 6% na Alemanha;
- 2,1 milhões de pessoas ou 7,7% em Espanha (3).

Quais são os sintomas?

Os sintomas da dor neuropática são frequentemente descritos como punhalada, queimadura ou choques eléctricos. Estes sintomas agravam-se, muitas vezes, durante a noite.

Outros sintomas comuns da dor neuropática são:

- Alodínia – sensação dolorosa causada por estímulos que habitualmente não causam dor, como um leve toque;
- Hiperestesias – respostas exageradas aos estímulos tácteis, como aos lençóis de cama;
- Hiperalgesia – sensibilidade exagerada a estímulos dolorosos;
- Hiperpatia – persistência da dor mesmo após a remoção do estímulo dolorosos;
- Parestesias e disestesias – sensações anormais e desagradáveis descritas como formigueiro, dormência, picadas.

Que impacto tem a Dor Neuropática nos doentes?

A dor neuropática tem impacto significativo, no funcionamento diário e na qualidade de vida das pessoas afectadas. Em muitos doentes a dor interfere, de forma relevante, no sono e associa-se a falta de energia e dificuldades de concentração.

Devido à dor, que é de natureza crónica, alguns doentes não conseguem trabalhar, andar, ou mesmo tolerar as roupas em contacto com o corpo, pois o simples contacto com estas pode desencadear dores insuportáveis, muitas vezes descritas como sensação de queimadura ou lancinantes.

As lesões nervosas dolorosas constituem um fardo económico importante para os doentes que procuram cuidados para o alívio da dor. Por outro lado, estes doentes sofrem habitualmente de outras doenças, o que os torna maiores consumidores de cuidados de saúde.

A depressão, ansiedade, doença cardíaca e diabetes são perturbações frequentes nestes doentes. Estima-se que, nos doentes com dor neuropática, os custos totais com a saúde sejam cerca de três vezes superiores aos da população em geral.

Pode encontrar este artigo em:

http://saude.sapo.pt/artigos/senior/ver.html?id=758274

Nenhum comentário:

Postar um comentário